Skip Navigation
Termelétrica da thyssenkrupp CSA
Termelétrica da thyssenkrupp CSA

Eficiência Energética

A eficiência energética é um diferencial na thyssenkrupp CSA.

Os gases e vapores produzidos no processo siderúrgico são usados na termelétrica da thyssenkrupp CSA, que gera toda energia necessária para as operações da empresa. O resultado é autossuficiência energética e menor impacto ambiental.

Com capacidade de gerar 490 MW, a Unidade Termelétrica do Atlântico é a primeira das Américas e a terceira do mundo a desenvolver o processo de ciclo combinando. Nele, o excesso de gás, em vez de ser queimado e descartado, sofre a combustão na turbina, gerando sobra de energia que pode ser reaproveitada.

Esse tipo de tecnologia, que ainda não é aplicada por siderúrgicas no Brasil – permite uma eficiência 10% superior comparada às demais turbinas a vapor.

A termelétrica permite que a thyssenkrupp CSA produza energia própria, não dependa do fornecimento de energia externa e ainda repasse mais de 200MW excedentes ao Sistema Interligado Nacional (SIN), suficientes para atender cerca de 1 milhão de residências, contribuindo para a estabilidade do fornecimento de energia da região Sudeste do País.

Além da termelétrica, a thyssenkrupp CSA também é eficiente no uso de outras utilidades, como água ou gases. O gás da aciaria, por exemplo, é reutilizado na própria aciaria, na sinterização ou na produção de ferro gusa, assim reduzindo o consumo de gás natural.

Para o topo